Powered By Blogger

16/06/2009

Tentativa de Teleportação #5

Sabemos que é preciso um supercomputador muito potente para fazer as outras tecnicas de teleportação funcionarem. Provávelmente os computadores quânticos resolverão esse problema... pelo menos foi o que Seth Loyd disse:

"Um computador quântico pode fazer coisas que um computador clássico mesmo do tamanho do universo não conseguiria fazer."
Entretanto: uma nova tentativa de teleportação -teleportação quântica- foi realizada numa universidade (e desta vez real) na Austria, mais especificamente entre a Academia Autríaca de Ciência e a Universidade de Vienna.
Foi usada informação contida num fotão (a polarização neste caso) e "teleportada" para o outro fotão a cerca de 800 metros de distância.
É como lançar um dado onde calhe o numero 3 e depois lançar outro para que calhe 3 também. Isto dá-me muito jeito às sextas à noite quando jogo no casino e me calha um 6.
Bem, voltando ao que interessa: os seus investigadores dizem que isto foi possivel graças ao "Emaranhamento Quântico" (o que quer que signifique faz-me lembrar um livro de Dean Randin :P) que faz certas particulas subatómicas em certas condições estarem em dois sitios ao mesmo tempo, ser duas coisas ao mesmo tempo e não existirem apesar de serem reais.


Isto é muito util na construcção de um computador quântico, porque mostra que os diferentes componentes de um computador não necessitam de estar directamente ligados para "estarem em sincronia" (ou interagirem) além de, como dizia o Professor Seth Loyd, cada particula poder fazer o papel do '1' e do '0' ao mesmo tempo aumentando a capacidade de multi-gestão de tarefas de um computador.

As pessoas que fizeram esta tentativa já foram descritas.

Sem comentários: